terça-feira, 30 de setembro de 2014

Programa Escolhas | Férias em Ação!

Com o término do ano letivo escolar chega também o verão, o que significa mais tempo livre para realizar diferentes atividades com os nossos jovens! O principal objetivo é aprender e brincar, dentro e fora de portas com atividades tão divertidas quanto interessantes, o que tornou este verão inesquecível! 

EPA – ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS 2014

 

Mais um ano em que o Programa Escolhas realiza o Escolhas de Portas Abertas. Participantes e técnicos do nosso projeto partiram numa viagem até Lisboa para darem o seu contributo ao Programa Escolhas divulgando à comunidade o objetivo deste projeto e as tradições da nossa cidade. Tivemos, assim a oportunidade de realizar um workshop de como fazer as flores dos tabuleiros da nossa tradicional Festa dos Tabuleiros e também fizemos algumas pinturas.



FUTEBOL DE RUA


Representantes do distrito de Santarém, a equipa do nosso projeto foi selecionada para final a nível nacional. Os nossos participantes Fernando Costa, João Carvalho, Sérgio Calado, Manuel Mendes, André Trino, Rodrigo e os nossos técnicos João Ferreira e Almerindo Lima rumaram até Braga para participarem em mais uma edição do Futebol de Rua organizado pela entidade CAIS. Apesar de não termos ganho o torneio ainda trouxemos para “casa” uma taça referente à participação da nossa equipa na final.


ALDEIA DO MATO | IDA AO RIO


Em julho e agosto tivemos a oportunidade de ir alguns dias à praia fluvial de Aldeia do Mato onde desfrutámos da paisagem e do contato direto com a natureza. Fizemos piqueniques, atividades náuticas (canoagem) e atividades lúdicas.


TORNEIO DE MATRAQUILHOS


Demos início a mais um torneio de matraquilhos, atividade que é sempre muito concorrida pelos nossos participantes. O torneio foi composto por 14 equipas, cada uma com 2 jogadores, e até os técnicos participaram. Os jogos mostraram-se muito renhidos até à final, que foi disputada pelas equipas Xavier Matos (Participante direto)/ João Ferreira (monitor de CID Forma), que foram os vencedores e a equipa Fernando Costa (Participante direto)/ Tiago Mendes (estagiário de informática).



WORKSHOPS DE MATERIAIS RECICLADOS


É sempre bom relembrar a importância do ambiente e como podemos ajudá-lo, a reciclagem foi a temática que explorámos com os nossos jovens neste workshop. Recolhemos pacotes de leite e de cereais e com estes materiais fizemos porta moedas que decorámos com recortes de jornais. Os nossos participantes mostraram-se bastante entusiasmados com esta atividade e com a utilidade que os pacotes podem ter, sendo que estes não têm de ir para o lixo como um fim certo após a utilização doméstica.


ARRAIAL POPULAR 


O arraial popular foi realizado com o intuito de os nossos jovens se divertirem mas também para desenvolverem capacidades como o trabalho em equipa, a responsabilidade e como gerir o dinheiro. Os participantes foram divididos em grupos, onde cada um tinha uma barraquinha que vendia um serviço escolhido por eles. O dinheiro utilizado era fictício e foi dada a mesma quantia a cada participante. 

As barraquinhas existentes no arraial foram as seguintes: 
  •  “Rifa-te”, vendiam rifas que tinham no seu conteúdo tarefas para realizar; 
  • “Elisana”- vendiam serviços de manicure; 
  • “Casa da velha bruxa”, onde se podia ler o futuro; 
  • “Jogas!?”, jogos de cartas e lançamento de bolas a latas;
  •  “Sabes ou não sabes?”, jogos de perguntas com várias temáticas. 
Foi uma tarde bastante divertida, com música e muita brincadeira à mistura!


ACANTONAMENTO COM JANTAR DE GALA


Depois de muitos pedidos foi concedido o tão esperado acantonamento no nosso projeto! 

Preparámos um jantar de gala com entrada em passadeira vermelha e a uma gala de óscares, onde foi atribuído um prémio simbólico a cada participante. Seguiu-se o momento em que os nossos jovens puderam descontrair com um momento musical, onde dançaram e conviveram. Antes de pernoitarem foi realizada uma noite de cinema com direito a sumo e a pipocas! 

Foi uma noite muito divertida e com muitos pedidos de repetição para um futuro acantonamento!


PASSEIO A CONSTÂNCIA E ALMOUROL


Na parte da manhã realizámos uma visita ao Centro Ciência Viva de Constância | Parque de Astronomia que tem como principal missão divulgar a ciência através das diferentes áreas científicas, nomeadamente a astronomia. 

Das diversas as atividades propostas pelo Centro, escolhemos realizar 2. O Parque exterior que é constituído por 8 módulos: Galáxia, Sistema Solar, Carrossel de Saturno, Carrossel de Júpiter, Carrossel Sol-Terra-Lua, Relógio de Sol Analemático, Esfera Solar e Globo Terrestre. A outra atividade foi o Planetário, uma diferente forma de apreciar o céu noturno. Além da simulação do céu real, pôde também mostrar-se o que em tempos se via desenhado no céu - os desenhos das constelações, bem como observar e localizar objetos do céu profundo. Na hora do almoço fizemos um piquenique nas margens do rio em Constância e durante a parte da tarde tivemos a oportunidade de visitar o Castelo de Almourol. 

Foi um passeio cultural cheio de boa disposição! 


ENSINO À DISTÂNCIA

No âmbito de uma parceria entre a Direção Geral de Educação, a Escola Fonseca Benevides e o Escolhas, o Programa lançou este ano letivo, uma nova resposta educativa de ensino à distância. 

Este novo modelo, destina-se a públicos que não encontram no ensino presencial uma resposta adequada às características de mobilidade da sua família, como o trabalho itinerante, contingências culturais e problemas de saúde. 

Durante o ano letivo de 2014/15 este projeto piloto será implementado em vinte e um projetos do Escolhas, espalhados pelo território do continente e abrangerá sessenta alunos em duas turmas do 5º ano e uma do 7º ano, que terão uma carga horária semanal e uma matriz curricular semelhante aos alunos do ensino presencial. O nosso projeto, (Tomar) o Rumo Certo foi um dos selecionados para o ensino à distância, o que se mostrou do nosso agrado já que pensamos que este projeto poderá trazer benefícios não apenas para a inclusão escolar, mas também para a inclusão social de todos os envolvidos.


PEDDY PAPER 


O percurso do nosso peddy paper abrangeu toda a cidade de Tomar e os principais pontos foram os seus monumentos. Cada monumento tinha uma pergunta relativa ao mesmo, à qual os nossos jovens tinham que responder. O objetivo principal deste jogo era ter o maior número de perguntas certas e desta forma os nossos participantes adquirirem conhecimentos. 

Os participantes foram divididos em equipas e assim partiram à aventura! O jogo foi dividido entre a parte da manhã e da tarde, com uma paragem na Mata Nacional dos Sete Montes para o almoço, onde fizemos um picnic. Foi um dia de passeio e novas aprendizagens, onde desfrutámos do convívio entre técnicos e participantes.  

Equipa Programa Escolhas | Tomar o Rumo Certo

Sem comentários: