terça-feira, 30 de setembro de 2014

Atividades da Vida Diária

Inserida na valência Centro de Atividades Ocupacionais, a sala Atividades de Vida Diária (AVD), orientada pela monitora Isabel Rosa, representa uma mais valia para todos os utentes que a frequentam, na medida em que é no âmbito da mesma que se realizam diversas tarefas de desempenho ocupacional, cujo objetivo fundamental é o desenvolvimento do grau de independência, autonomia e integração da pessoa portadora de deficiência na sociedade.


"As Atividades de Vida Diária compreendem atividades fundamentais para a sobrevivência, como comer, manter-se limpo, participar de atividades sociais, realizar serviços domésticos etc."

FINGER, 1986

É neste espaço que são realizadas algumas atividades quotidianas que favorecem o desenvolvimento gradual da coordenação motora e da motricidade fina dos utentes que o frequentam, ao mesmo tempo que ampliam a noção de responsabilidade e de realização pessoal.

Importa salientar que foi desde 2012 que passou a ser feito, à terça-feira de manhã (grupo de 9 meninas autónomas), um treino de gestão doméstica que conta com o apoio da terapeuta Rita Almeida. 

Este treino consiste, por exemplo, na introdução de conhecimentos básicos ao nível da confeção das próprias refeições constituidas por sopa, 2º prato e sobremesa, que posteriormente são degustadas por elas próprias na sala AVD. 


Consiste ainda num treino de competências sociais, nomeadamente através da elaboração de cartazes relacionados com o tipo de tarefas que desempenham no âmbito desta sala (ex: "Como fazer uma sopa?") e da realização de pequenos "jogos" lúdicos que lhes permitam aos poucos e poucos desenvolver e aguçar o seu grau de autonomia (ex: através de um folheto de um supermercado seleccionar uma refeição equilibrada).

De facto, estas utentes adquirem ferramentas valiosas que lhes permitem ser mais auto-suficientes e autónomos no domínio doméstico, ajudando em casa na realização de tarefas como sejam descascar legumes, lavar/estender/apanhar/engomar a roupa, limpar a casa (ex: varrer, deitar o lixo fora, etc.) e confecionar sopas, bolos, doces da época e refeições simples


No que diz respeito à confeção de doces da época, importa referir que durante o mês de setembro já foram confecionados Doce de Tomate e Doce de Abóbora (com e sem nozes), que foram posteriormente vendidos em pequenos frasquinhos de vidro, devidamente decorados. Estes doces foram feitos inteiramente pelos utentes da sala AVD a partir de tomates e abóboras de grande qualidade que foram meticulosamente preparados para poderem dar origem a doces verdadeiramente deliciosos


Para além do mais é ainda nesta sala que, todas as manhãs, se procede ao empacotamento dos talheres para serem utilizados no refeitório.


Sazonalmente esta sala entra ainda em ação como apoio para diversas atividades de que são exemplo o Congresso da Sopa, para o qual preparam favas para uma das sopas, e o Magusto, para o qual retalham as castanhas.

A monitora Isabel Rosa está ligada à nossa instituição à cerca de 26 anos e é a responsável pelo Atelier Atividades da Vida Diária há mais de 12 anos


No entanto, desde a sua entrada para o CIRE em 1988 através do projeto 1º emprego da Segurança Social, a monitora Isabel Rosa já passou pela Educacional, pelo grupo de Bordados do CAO, pelo Atelier de Molas e pelo atelier da Técnica do Guardanapo.

Importa referir que a monitora Isabel Rosa, aquando da sua entrada para o CIRE se encontrava a estudar à noite e que quando terminou o 12º ano surgiu a oportunidade de realizar um estágio na sua área de estudo (secretariado). Contudo, preferiu ficar na nossa instituição porque como ela própria disse "Primeiro estranhei, mas depois entranhei!".


Resumindo e concluindo, o AVD é uma das salas mais importantes do CAO, na medida em que é lá que diariamente se lida com diversas tarefas presentes nos nossos quotidianos e que são ideais para o desenvolvimento das capacidades de cada utente, sempre sob supervisão da dedicada monitora Isabel Rosa.

Sem comentários: