sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CIRE Arte: A Nossa Lojinha

O espaço CIRE Arte, também conhecido como a Lojinha do CIRE, é um espaço que funciona por grupos, de forma rotativa e sequencial, sendo orientado pela monitora São. Em cada dia esta sala é frequentada por um grupo de jovens distinto, que procuram explorar os seus dotes para o comércio, ao mesmo tempo que melhoram continuamente a sua destreza e habilidade manual com a realização de diversas tarefas indispensáveis para o funcionamento deste espaço e das demais salas do CAO.



Neste espaço desenvolvem-se diariamente diferentes atividades lúdicas que se adequam sempre às capacidades dos grupos que o frequentam.  

Alguns utentes, por exemplo, são reponsáveis pela produção de embrulhos com vários tamanhos para os mais variados tipos de presentes, utilizando um tipo de papel próprio para o efeito e recorrendo às tecnicas de dobragem e colagem. 



Muitos dos utentes que frequentam esta sala também gostam de dar o seu contributo na criação de laços para presentes, quer através da contagem de seis fitas e dobragem das mesmas ao meio, quer através do processo de agrupamento das fitas e posterior encaracolamento das mesmas. 



Estes laços, à semelhança dos embrulhos, serão posteriormente utilizados em algumas vendas sazonais realizadas pelo CIRE, como é o caso da habitual venda de Natal. 

No CIRE Arte há ainda espaço para os utentes que gostam de se dedicar à elaboração de cordão para os teares, que são realizados tanto nesta sala (por exemplo pelo utente Joca que também é autor dos bancos de madeira e corda entrançada disponíveis para venda na nossa lojinha), como em outras salas do Centro de Atividades Ocupacionais.



Existem ainda alguns utentes que preferem simplesmente realizar fichas de trabalho ou pintar desenhos para passarem o tempo.



Sendo que o CIRE Arte é a Lojinha da nossa instituição, os utentes que por aqui passam são diariamente preparados pela monitora São para fazerem um atendimento ao público adequado, uma vez que é neste espaço que os projetos realizados pelos utentes das várias salas da valência CAO se encontram disponíveis para encomendas e/ou para venda.

Importa ainda acrescentar que, sempre que necessário, é neste espaço que se presta apoio às encomendas de maior dimensão das demais salas do CAO (ex: Festa dos Tabuleiros). 

Para além do mais, os utentes do CIRE Arte são ainda instruídos para garantirem a manutenção de um espaço arrumado e limpo que passe uma boa imagem da instituição para o público em geral.


Para a realização de todas estas atividades de uma forma correta e ordenada é imprescindível a presença de uma monitora paciente mas com "pulso firme", focada na passagem diária dos seus conhecimentos aos utentes, com o intuito dos mesmos continuarem a evoluir de uma forma lúdica e benéfica para eles.

De facto, a monitora São, tem conseguido transmitir ensinamentos vários aos utentes do CIRE Arte que nutrem um enorme carinho por esta responsável, facilmente observável na cumplicidade que existe entre todos. 

monitora São entrou para o CIRE por volta dos seus 20 anos e conta já com 26 anos ao serviço da Instituição, tendo já passado por três valências distintas - ASE (5 anos), CRP (14 anos a dar formação prática na área do comércio na loja CIRE Arte) e CAO (onde está há 6 anos e já passou pelo CAO3 e pelo CIRE Arte) - que para ela representam três etapas da sua vida. 



A sua entrega, dedicação e amor pelos utentes e pelo que faz são evidentes, espelhando-se diariamente em todo o trabalho realizado pelos utentes que frequentam a Lojinha do CIRE.

Para além do mais, importa referir que é sobre esta monitora que recai a responsabilidade de, sazonalmente (ex: Natal), preparar todos os produtos disponíveis na Lojinha para serem levados para uma loja no centro da nossa cidade e vice-versa quando termina a época em questão. Nestes períodos o CIRE Arte muda de "casa" temporariamente, o que envolve, naturalmente, muito trabalho que acaba por ser recompensado de alguma maneira pelo crescimento das vendas durante esse tempo.

Regra geral, durante o resto do ano, os produtos disponíveis no CIRE Arte são maioritariamente vendidos a funcionários, utentes e familiares de utentes do CIRE, não havendo uma adesão do público em geral tão representativa como seria desejável para a nossa instituição.

Atualmente a nossa loja tem ao seu dispor uma vasta gama de produtos que vai desde os tapetes de tear, tapetes de esmirna, tapetes de arraiolos, molduras, panos bordados, cestas de tirela, velinhas a óleo, sacos de pano, aventais, bijuteria, puxa sacos, panos de tabuleiro, bancos/cadeiras de madeira e corda, t-shirts pintadas à mão, quadros, sacos de pão, malas em tirela, bonecos de pano, decorações várias (ex: cortinas), porta-chuchas, porta-chaves, porta-moedas, porta-documentos para bébés, lençois de bébé, saco para a primeira roupinha do bébé, até às toalhas bordadas, etc.. 



Convém referir que, como aceitamos encomendas, temos a possibilidade de personalizar os nossos produtos de acordo com o seu gosto pessoal. Para além do mais, ao comprar ou encomendar qualquer dos trabalhos realizados pelos nossos utentes com necessidades especiais estará a ajudá-los a sentirem-se mais úteis e valorizados, promovendo ainda o seu sentido de solidariedade e entreajuda para com os jovens que mais necessitam.

Venha visitar-nos e maravilhe-se com as peças de artesanato únicas que temos à sua espera!

Sem comentários: