quinta-feira, 29 de maio de 2014

CAO1 - Uma "Luta" Diária Pelo Bem-Estar

A sala CAO1 no Centro de Atividades Ocupacionais do CIRE é uma das salas que é frequentada pelos nossos utentes que possuem um elevado grau de dependência e que têm, portanto, necessidades muito especificas que são, todos os dias, respondidas da melhor forma possível pelo enorme empenho e dedicação da vigilante Sofia Lopes e da sua ajudante Ana Paula Brito. 


O CAO1 é, sem dúvida, uma sala muito especial não só pela sua complexidade, mas também pela evidente necessidade de preparação física e psicológica por parte das responsáveis para o desempenho das atividades que diariamente têm que ser realizadas, muitas das vezes, repetidamente. 

Nesta sala existem 6 utentes cada um com caracteristicas completamente distintas dos demais (Manuel Caetano, Mário Lopes, Nuno Marmelo, Pedro Gaio, Nelson Pereira e Jorge Macedo), sendo que 3 dos quais são residentes no Lar do CIRE (Manuel Caetano, Mário Lopes e Nuno Marmelo)

Manuel Caetano
Mário Lopes
Nuno Marmelo
Pedro Gaio
Nelson Pereira
Jorge Macedo
Dentro do total de utentes inseridos nesta sala existe a necessidade de ser efetuada a troca de fraldas a 4 dos mesmos, por vezes bem mais do que uma vez por dia.





Importa salientar que um dos utentes, o Jorge Macedo, cuja evacuação incitada pela toma de medicamentos específicos era antigamente realizada em casa, passou, recentemente, a evacuar no CAO1, pela crescente dificuldade sentida pela família na continuação deste procedimento. É um facto inegável que esta situação em particular torna a dinâmica diária desta sala ainda mais complicada e exaustiva para a vigilante e a ajudante encarregues pelo bom funcionamento da mesma, uma vez que existe a necessidade de ser dado banho a esse utente numa casa de banho de outra sala e de lhe ser mudada a fralda um maior número de vezes.

Tendo em conta que o objetivo fulcral do CAO1 é criar condições para oferecer aos seus utentes uma melhor qualidade de vida dentro do possível, a vigilante Sofia Lopes e a sua ajudante Ana Paula Brito trabalham arduamente em equipa para que nada lhes falte e têm uma preocupação acrescida com a manutenção de uma sala limpa e com a desinfeção da mesma no final do dia.

Ao nível da alimentação, é certo que a hora de almoço e a hora do lanche destes utentes acarretam sempre uma enorme e meticulosa preparação prévia por parte das responsáveis desta sala que têm que tratar dos 6 pratos, cortando a comida em pequenos pedaços ou pedindo às cozinheiras que passem totalmente a comida para  que o Jorge e o Nuno a possam comer sem correrem o risco de se engasgarem. A comida é posteriormente dada à boca de 4 dos utentes mais dependentes (Nuno Marmelo, Pedro Gaio, Mário Lopes e Jorge Macedo), sendo que os outros dois comem pela sua própria mão. Apesar de dependerem sempre de uma auxiliar a cada refeição e das suas limitações, convém referir que  todos os utentes desta sala comem, por norma, bastante bem.




À hora de almoço a D. Irene também auxília o grupo do CAO1






Hora do lanche






Quanto aos tempos livres estes são passados de forma diferente por cada utente do CAO1: O Manuel Caetano, por exemplo, que está cada vez sonolento, é estimulado para a realização de jogos de encaixe, para a pintura de desenhos  ou até mesmo para a criação de rabiscos; O Nelson Pereira (Néné) adora montar legos e pintar desenhos  como o Manuel; O Nuno Marmelo pouco interage mas gosta de brincar com uma folha de papel e ouvir os diferentes sons que ela faz; O Pedro Gaio passa o dia deitado a brincar com duas chaves e duas peças de dominó que nunca larga e que o acompanham para todo o lado; O Jorge Macedo gosta de ficar deitado a brincar com uma peça de lego ou com qualquer outro objeto.

As pinturas do Manuel e do Nelson






Importa ressalvar ainda que, 3 dos utentes desta sala, nomeadamente o Manuel Caetano, o Pedro Gaio e o Nuno Marmelo, têm convulsões numa base diária, sendo que o Pedro e o Nuno as têm com maior frequência e chegam a ter diversos episódios ao longo do dia.

Resumindo e concluindo, o CAO 1 é uma sala muito cansativa e exigente para tanto a vigilante Sofia Lopes, que conta já com 7 anos ao serviço desta sala, sendo que passou os seus 5 anos e meio anteriores no Lar Residencial do CIRE, como para a sua ajudante Ana Paula Brito que se encontra na nossa instituição já há uns largos meses por via do Centro de Emprego. A sua dedicação e entrega diária a esta sala são notáveis e tudo o que dão de si a estes utentes é verdadeiramente louvável e digno de reconhecimento, sobretudo porque é evidente a enorme cumplicidade e carinho existente entre as responsáveis do CAO1 e os utentes.

A vigilante do CAO1 Sofia Lopes
A ajudante do CAO1 Ana Paula Brito





2 comentários:

Zelia Patrocinio disse...

Parabéns para a Ana Paula e para a Sofia, pelo excelente trabalho que fazem e já agora parabéns a todos os que de alguma forma estão envolvidos nestes projetos.
Beijinhos,

Zélia Patrocínio

Blog do CIRE disse...

Bom dia D. Zélia PAtrocínio.

As suas palavras dão-nos uma GRANDE motivação para continuarmos neste trilho.

Bem haja!