quinta-feira, 9 de outubro de 2014

II Encontro de Teatro Especial

No dia 08 de outubro de 2014, realizou-se no Cine-Teatro Paraíso e no CIRE o II Encontro de Teatro Especial que contou com a mascote Lecas. Nesta segunda edição do evento, a organização teve o prazer de contar com a participação do CRIT e do CRINABEL, bem como de dezenas de espetadores convidados de várias turmas do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Nuno  de Santa Maria e do Agrupamento de Escolas Templários.



Horário

9:00| Inicio de atividades (Montagem de cenário, banca de venda…)
9:30| Abertura de sala
9:45| Sessão de abertura do II Encontro de Teatro Especial
10:00| “O Segredo da Formiga” - Grupo de Teatro Ciranda em Palco
10:45| Montagem cenário CRIT
11:00| Uma história das histórias - Grupo de Teatro do CRIT
12:00| Encerramento de atividades no Cine-Teatro Paraíso 
12:30| Almoço (CIRE)
14:00| Laboratório Teatral com Grupo de Teatro da CRINABEL
15:30| Lanche de encerramento

À semelhança do que ocorreu no ano anterior no âmbito do I Encontro de Teatro Especial, o objetivo principal para o Encontro deste ano residiu na promoção da sensibilização dos espetadores para as capacidades artísticas dos nossos utentes, apesar das suas limitações. Como tal, foram apresentadas duas peças pelos grupos de teatro do CIRE e do CRIT e realizado um laboratório teatral promovido pela CRINABEL.

O Grupo de Teatro  do CIRE "Ciranda em Palco" foi o primeiro a entrar em cena com a sua primeira apresentação pública da peça O Segredo da Formiga”.

Sinopse: Quando um grupo de animais curiosos se junta nada fica por descobrir. Esta é a história da Formiga que vive muito atarefada sem tempo para nada e dos seus amigos que tentaram descobrir porque ela andava sempre zangada. Uma lição sobre companheirismo, responsabilidade e amizade, que aprendemos ao descobrir que o segredo para a felicidade é ter amigos ao nosso lado para nos ajudar quando mais precisamos.

Elenco: Andreia Faria, António Silva, Clara Conde, Daniela Miranda, Eduardo, Paulo Mendes, Raul e Tiago Oliveira.
Encenação: Manuel António e Filipa Santos
Coordenação: Elsa Segorbe

Seguidamente foi a vez do Grupo de Teatro do CRIT subir ao palco e apresentar ao público presente a sua peça Uma História das Histórias”.


Sinopse: Uma história das histórias nasce de um exercício cénico proposto a um grupo de clientes do Centro de actividades ocupacionais do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT) em 2010.
A partir das premissas da história do Gato das Botas, do Capuchinho Vermelho e da Pipi das meias altas, o grupo coloca em cena “ Uma história das Historias” peça para público infantil.

Elenco: Rita Carvalho, Rui Ricardo, André Castelo, Patrícia Bento, Câtia Roque, Carla Soares, João Vieira, Paula Simões.
Encenação: João Vieira
Sonoplastia e iluminação: Marco Branco

Já da parte da tarde realizou-se o Laboratório Teatral "Da ideia ao objecto – A Identidade", promovido pelo Grupo de Teatro do CRINABEL e no qual participaram o técnico António Silva, a monitora Teresa Duarte, a monitora Teresa Macedo, os encenadores do grupo de teatro do CIRE Manuel António e Filipa Vaz, bem como os elementos do grupo teatro do  CIRE e do CRIT.


Este laboratório teve a duração de 1h30 e visou fornecer ferramentas e metodologias artísticas, com a finalidade de potenciar o universo criativo, permitindo um crescimento qualitativo das propostas e da intervenção junto de grupos em risco de exclusão social.

A organização do encontro agradece toda a ajuda e disponibilidade dos coordenadores, técnicos, monitoras e direcção do CIRE que em muito colaboraram para que tudo corresse pelo melhor. Agradece ainda ao CRIT, à CRINABEL e aos Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários por terem acedido ao nosso convite e terem partilhado este dia diferente connosco.

Sem comentários: