sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ASE – Arranque das Atividades Letivas

No passado dia 15 de setembro, a valência Apoio Socioeducativo do CIRE Tomar recomeçou as suas atividades letivas. A expectativa para o novo ano letivo é elevada, tanto por parte dos colaboradores da valência, como por parte dos alunos que estão muito felizes por estarem de volta.


A valência Apoio Socioeducativo encontra-se dividida em quatro grupos distintos, que procuram dar respostas o mais adequadas possível às necessidades específicas de cada um dos alunos que os frequentam. 

O Grupo 1, frequentado pelos alunos Davide, Leandro, Diogo, Diana e Santiago, é um grupo com maior grau de dependência, nomeadamente por que todos os que o frequentam utilizam cadeira de rodas.


Este grupo é acompanhado pela docente Ana Rita e pela auxíliar pedagógica Filomena Martins que se dedicam diariamente “de corpo e alma” ao grande amor que têm por estes meninos. 

A professora Ana Rita espera que o ano letivo 2014/2015 represente uma continuação do trabalho que tem vindo a ser feito com estes alunos, promovendo as capacidades individuais de cada aluno, respeitando sempre as suas necessidades e carateristicas específicas.

Para a auxíliar pedagógica Filomena as expetativas para este novo ano letivo são formuladas com base nas características dos alunos que frequentam o seu grupo e que reconhece que "São meninos muito dependentes. (...) É necessário utilizarmos vários métodos para os estimular sensorialmente, sempre sob a orientação técnica. (...) Mas eu escolhi este grupo por paixão, sou incapaz de dizer que não a estes meninos. Já lhes conheço os sorrisos e percebo-os muito bem. (...) É impossível ficarmos indiferentes a qualquer um destes meninos!".

O Grupo 2, acompanhado pela docente Margarida Mela e pela auxiliar pedagógica Conceição Ferreira, é frequentado por alunos com algum grau de dependência mas também com alguma autonomia, como é o caso do Fabien, do Paulo, do António, da Rita e do Rodrigo.


Para a docente Margarida Mela as expetativas para este novo ano letivo são criadas na justa medida: "Estamos à espera de atividades lúdico-pedagógicas em que eles possam ter as bases para a escolaridade, tanto ao nível da Matemática como da Língua Portuguesa. (...) Tentaremos trabalhar a autonomia, nomeadamente ao nível do saber fazer, saber ser, saber estar e do saber interagir com os outros positivamente, sempre através de uma ajuda adequada por parte dos terapeutas. (...) Pessoalmente ainda não conheço muito bem os meninos do Grupo 2, visto que é a primeira vez que fico responsável por esta sala, mas sei que vou ter que trabalhar com os meios que tenho ao meu dispor para lhes proporcionar uma vida melhor. (...) A Ritinha é a única aluna do Grupo 2 com que eu já lidei anteriormente e sei que ela gosta muito de realizar jogos de encaixe, que são muito bons para o desenvolvimento da sua motricidade fina. (...) Nesta sala tentaremos trabalhar bastante a motricidade fina e a lateralidade. (...) Tentaremos ainda estabelecer uma forte ligação com a comunidade, através da realização de atividades várias fora da valência - ex: Atividades com o CMIA que promovam educação ambiental, a Biblioteca Municipal, através de atividades diversas, que garantam que nossos alunos não ficam confinados a uma sala e que saibam interagir adequadamente com o mundo exterior. ".

Por sua vez, o Grupo 3, acompanhado pela docente Isabel Neves e pela auxiliar pedagógica Isabel Calado, é frequentado por quatro alunos mais autónomos, nomeadamente pela Fátima, pelo Tiago, pelo Gabriel e pelo André.


Para os alunos Fátima e Gabriel a entrada para o Grupo 3 do ASE representou também a entrada para a nossa instituição, tratando-se de uma nova experiência para ambos.

Importa referir que todos os alunos deste grupo possuem alguma escolaridade, ainda que pouca, que lhes permite reconhecer cores, números e letras, bem como escrever o seu próprio nome.

Devido ao grau de autonomia dos alunos deste grupo, todos frequentam diversas atividades ocupacionais “fora da sala” de que são exemplo a jardinagem, as atividades da vida diária (AVD), a expressão plástica, a hidroterapia, a hipoterapia, a terapia da fala e a psicomotricidade.

Segundo a professora deste grupo, será um objetivo fulcral para este novo ano letivo a continuação do trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da vertente comportamental de cada um dos alunos, dando-lhes ferramentas que lhes permitam ser ainda mais autónomos nos seus quotidianos e capazes de interagir socialmente de uma forma correta.

Por fim, existe ainda o Grupo 4, orientado pela docente Elsa Segorbe e frequentado pelo Jorge, pela Patrícia, pelo Afonso, pelo Sérgio, pela Beatriz e pela Bruna.


Este grupo é dotado de um considerável grau de autonomia e elevado sentido de solidariedade entre os alunos, que adoram ajudar-se uns aos outros, independentemente das situações.

Para já, nesta fase inicial, a docente Elsa Segorbe tem-se preocupado em efetuar uma avaliação diagnóstica de cada um dos alunos deste grupo, com o intuito de poder posteriormente delinear o Programa Educativo Individual (PEI) de acordo com a especificidade das necessidades da cada aluno. 

De facto, o que a docente responsável por este grupo mais deseja é que os seus alunos não percam todos os conhecimentos que adquiriram o ano passado e que, por sua vez, continuem a evoluir positivamente no seu percurso escolar.

Sem dúvida que o início desta nova etapa letiva representa um “mar de oportunidades” para cada um dos alunos que frequentam a valência ASE e que, com a motivação, dedicação e empenho de todos, o ano letivo 2014/2015 será muito produtivo e trará grandes sucessos para cada um dos envolvidos neste processo de crescimento harmonioso e cuidado.

Sem comentários: