quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Demonstração da Equipa Cinotécnica da BA5 - Monte Real

Durante o dia 20 de outubro de 2014, em comemoração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, decorreu no Centro de  Atividades Ocupacionais do CIRE uma demontração da Equipa Cinotécnica da Base Aérea Nº5 - Monte Real para os utentes das valência CAO e para os formandos da valência CRP. Todos os participantes gostaram muito da experiência e a empatia entre os utentes/formandos e os cães foi evidente.


No âmbito do segundo ano da comemoração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral em Portugal, o CIRE decidiu agraciar os seus utentes com um dia diferente daqueles a que estão habituados. Como tal, solicitou-se à Base Aérea Nº5 - Monte Real que, face à data especial, se disponibilizasse para fazer uma demonstração com alguns elementos da sua Equipa Cinotécnica nas nossas instalações, uma vez que se tinha o conhecimento que a BA5 já se tinha associado a iniciativas semelhantes em Instituições congéneres.




Por terem considerado a solicitação do CIRE da maior relevância, uma vez que visava desmistificar alguns preconceitos relacionados com a Paralisia Cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral e as suas famílias, a exibição Cinófila foi autorizada a ser realizada no dia 20 de Outubro, na nossa instituição.

Esta demonstração foi feita por três treinadores e 2 cães militares da Equipa Cinotécnica da BA5 - SOLD / Rúben Vale acompanhado pelo cão militar "Amor"; 1CAB / Diogo Santos acompanhado pelo cão militar "Baldo"; 1SAR / João Maximiano - e teve duas partes distintas: uma de manhã para os utentes da valência CAO e outra à tarde para os formandos da valência CRP. O que é facto é que ambas foram muito apreciadas pelos seus participantes. 

No final de cada atuação houve ainda tempo para alguma interação bastante positiva entre os espetadores e os cães militares, o que deixou todos muito bem dispostos e animados.


Cabe ao CIRE agradecer à Base Aérea Nº5 de Monte Real e em particular aos elementos da Equipa Cinotécnica que se deslocaram até à nossa instituição para promoverem um dia cheio de sorrisos e boa disposição aos nossos utentes, demonstrando um caráter muito nobre, um elevado espírito de solidariedade e, sobretudo, um elevado profissionalismo. Um grande obrigado vindo do CIRE. Bem hajam!

Sem comentários: