quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CAO 5 - Habilidade e Boa Disposição num só Espaço

A sala CAO 5 no Centro de Atividades Ocupacionais do CIRE, orientada pela monitora Isabel Gonçalves, é frequentada diariamente por vários utentes com caraterísticas muito especiais e com diferentes apetências para a realização das tarefas propostas.


O grupo do CAO 5 é composto por 17 utentes - César, Paulo Reis, Rúben Herculano, Sara Ferreira, Susana Andreia, Bruno Duarte, Davide, Paulo Mendes, Eduardo, Fátima Ferreira, Mónica Castro, José Miguel, Paula Amorim, Tiago Oliveira, Julieta, Pilar, Teresa Faria - cujapersonalidades e comportamentos são muito heterogéneos, o que levanta um grande desafio à monitora Isabel no que concerne à manutenção de um bom ambiente de trabalho nesta sala.


Tendo em conta o elevado número de utentes que frequentam esta sala, a monitora Isabel preocupa-se em designar tarefas específicas a cada um dos utentes sob a sua alçada, para que estes possam sentir-se ocupados e, sobretudo, úteis no desempenho de uma determinada atividade ocupacional que é benéfica para o desenvolvimento da sua motricidade fina e, naturalmente, do seu inteleto.

Neste âmbito, importa referir que nesta sala se fazem  teares, cordão para os teares, tapetes de esmirna, bonecas de pano, sacos de croché, carteirinhas de pano, entre outros trabalhos de artesanato considerados pertinentes e adequados pela monitora. Posteriormente a maior parte dos trabalhos desenvolvidos na sala CAO 5 são encaminhados para o CIRE Arte - Lojinha do CIRE, onde são expostos para venda ao público.



Paralelamente à elaboração destes trabalhos, os utentes do CAO 5 têm por hábito contribuir com a sua "mão de obra" na concretização de certos projetos ocasionais propostos pela instituição, como foi o caso da Manta Solidária do CIRE, mas também na elaboração de alguns trabalhos sazonais, como é o caso das flores em pano para as Coroas de Natal que se encontram em produção neste momento.

No que concerne ao grau de autonomia dos utentes que frequentam esta sala, pode dizer-se que a maior parte dos utentes são bastante autónomos e possuem uma considerável desenvoltura no que diz respeito à realização tanto de tarefas do quotidiano, como dos trabalhos propostos pela monitora.

A monitora Isabel Gonçalves conta já com 32 anos ao serviço da nossa instituição tendo já passado pela antiga Educacional e pelo Centro de Atividades Ocupacionais onde permanece até hoje e já foi responsável pelo Atelier 1, pelo Atelier 2 e pelo grupo CAO 6. Atualmente orienta o CAO  5. 



Resumindo e concluindo, o CAO 5 é um grupo bastante produtivo e capaz de corresponder aos objetivos da monitora Isabel, sendo, portanto, um conjunto de utentes apto para o desenvolvimento de variados trabalhos artesanais que são projetados no sentido de explorar as capacidades de cada um, sempre sob supervisão da dedicada monitora que dá tudo de si a estes utentes, recebendo em troca um enorme carinho e cumplicidade.

Sem comentários: