sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Atelier 1 - O Lugar Onde as Ideias Ganham Forma

O Atelier 1 do Centro de Atividades Ocupacionais, orientado pela monitora Teresa Duarte, é um espaço que funciona por grupos, de forma rotativa e sequencial. Em cada dia esta sala é frequentada por um grupo de jovens distinto, que procuram explorar a sua vertente mais artística, ao mesmo tempo que melhoram continuamente a sua destreza e habilidade manual.


Este espaço desenvolve diariamente diferentes atividades lúdicas que se adequam sempre às capacidades dos grupos que o frequentam, sendo a reciclagem de papel a atividade principal desta sala e, naturalmente, a que envolve um maior número de utentes devido à sua complexidade. 

Esta atividade promove a sequenciação, a destreza manual, a coordenação óculo-manual e a capacidade de aprendizagem, ao mesmo tempo que impulsiona o tempo de concentração dos utentes. 

Importa referir que, para que todo o processo decorra da melhor forma possível, é feita uma divisão justa das tarefas pelos vários utentes que frequentam o Atelier 1 e que ficam responsáveis uma ou mais das seguintes etapas: 

Etapa 1 - Cortar folhas de papel utilizadas em bocadinhos pequeninos; 



Etapa 2 - Colocar o papel cortado num alguidar em água de um dia para o outro; 

Etapa 3 - Escorrer a água do papel e colocá-lo num tacho com água limpa para que este possa ir ao lume durante mais ou menos 4 horas; 



Etapa 4 - Adicionar orégãos/canela/lixívia (passo opcional, consoante a cor que se deseja dar ao papel)

Etapa 5 - Triturar o papel até de obter uma papa e depois colocá-la num alguidar grande com água limpa;



Etapa 6 - Colocar uma rede plástica entre dois quadros de madeira de tamanho A4 e prender com 4 molas;



Etapa 7 - Mexer a mistura de papel com uma colher para posteriormente inserir o quadro com a rede dentro da mistura;



Etapa 8 - Puxar o quadro de madeira para cima na posição horizontal e deixar escorrer o excesso de água antes de pousar o quadro na bancada para se poderem retirar as molas e o quadro da parte superior;



Etapa 9 - Colocar as redes com o papel a escorrer em catres plásticos e posteriormente estendê-las ao ar livre de um dia para o outro; 



Etapa 10 - Separar a rede plástica da folha de papel e em seguida preparar as folhas para irem à prensa (fazer "sanduiches" de folhas recicladas com folhas A4 brancas normais); 



Etapa 10 - Colocar as folhas na prensa manual e deixar de um dia para o outro; 



Etapa 11 - Limpar e arrumar todo o material e equipamento utilizado no processo.



Terminado o processo de reciclagem do papel, o produto final pode ser utilizado em diferentes projetos, como é o caso dos convites de casamento

Todavia, nesta sala são também feitos brindes e convites para todas as ocasiões que têm por base diferentes materiais, sendo altamente personalizáveis de acordo com as ideias do cliente.


No Atelier 1 existem ainda alguns utentes que são responsáveis pela produção de envelopes de papel para os talheres, através da dobragem simples da folha, corte e colagem da mesma. Todos os meses os nossos utentes têm que realizar cerca de 2000 envelopes para os talheres, uma vez que em cada dia se gastam em média cerca de 100.


No âmbito desta sala existe ainda espaço para a elaboração de sacos de papel através da utilização das técnicas de dobragem corte e colagem já bem conhecidas pelos utentes. Estes sacos são posteriormente utilizados na Lojinha do CIRE - CIRE Arte.


Para a realização de todas estas atividades de uma forma correta e ordenada é imprescindível a presença de uma monitora paciente mas com "pulso firme", focada na passagem diária dos seus conhecimentos aos utentes, com o intuito dos mesmos continuarem a evoluir e a desabrochar de uma forma lúdica e benéfica para eles.

monitora Teresa Duarte conta já com mais de 25 anos ao serviço da Instituição, tendo já passado pela antiga Educacional e pelo Centro de Atividades Ocupacionais onde permanece até hoje e já foi responsável pelo grupo CAO 6, pelo Atelier 2 e atualmente orienta o Atelier 1. 


A sua entrega, dedicação e amor pelos utentes  e pelo que faz são evidentes, espelhando-se diariamente em todo o trabalho realizado pelos utentes que frequentam esta sala artística do Centro de Atividades Ocupacionais.

Sem comentários: