quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CRI | Reiniciar a Atividade



O Centro de Recursos para a Inclusão foi acreditado em 2008, tendo o CIRE como entidade de suporte jurídico-financeira. Funciona enquanto estrutura de apoio numa perspetiva de prestação de serviços complementares aos oferecidos pelas escolas do ensino público do concelho de Tomar. Este serviço atua de forma integrada com a comunidade, no âmbito de respostas educativas, terapêuticas e sociais aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, numa lógica de cooperação e parceria com os Agrupamentos de Escolas, conforme definido no artigo 30º do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de Janeiro. 

O financiamento dos Planos de Ação, aprovado para 2014/2015 pela DGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), permitiu reforçar a equipa técnica multidisciplinar do CRI, providenciando apoios especializados às crianças e jovens dos Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários, contando com duas Terapeutas da Fala, uma Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, duas Psicólogas e uma Terapeuta Ocupacional. Presta apoio nas áreas de Terapia da Fala, Psicomotricidade, Psicologia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Hipoterapia (com a colaboração do Fisioterapeuta da instituição), Promoção de Competências Pessoais e Sociais e Transição para a Vida Pós-Escolar. Deste modo é possível, este ano, abranger um maior número de crianças em comparação com o ano letivo anterior. 


O CRI reiniciou as atividades para o presente ano letivo no dia 1 de Outubro, na sequência da aprovação do financiamento durante o mês de Setembro. As atividades desenvolvidas são sustentadas no plano de ação que define e fundamenta os apoios a prestar pelo CRI num trabalho colaborativo entre os intervenientes ao longo de todo o processo, desde a identificação de atividades até a implementação das ações definidas. 

Deste modo, o CRI prosseguirá os seus objetivos no apoio à inclusão, no acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, à participação social e à vida autónoma na promoção das potencialidades de cada indivíduo.

Andreia Castanheira 
Coordenadora da valência Centro de Recursos para a Inclusão

Sem comentários: