sexta-feira, 20 de junho de 2014

Atelier 2 - O "Lado" Artístico do CAO

O Atelier 2 do Centro de Atividades Ocupacionais é um espaço que funciona por grupos, de forma rotativa e sequencial, sendo orientado pela monitora Teresa Macedo. Em cada dia esta sala é frequentada por um grupo de jovens distinto, que procuram explorar a sua vertente mais artística, ao mesmo tempo que melhoram continuamente a sua destreza e habilidade manual.










Este espaço desenvolve diariamente diferentes atividades lúdicas que se adequam sempre às capacidades dos grupos que frequentam o Atelier 2. Alguns utentes que são reponsáveis pela produção de envelopes de papel para os talheres, através da dobragem simples da folha, colagem e corte da mesma. Todos os meses os nossos utentes têm que realizar cerca de 2000 envelopes para os talheres, uma vez que em cada dia se gastam em média cerca de 100.


Para além dos envelopes, é também neste espaço que o nosso utente Joca cria os seus bancos de madeira e corda entrançada.



Outros dos utentes preferem dedicar-se a pintar molduras e a decorá-las com pequenos detalhes e bonequinhos, para que depois possam ser postas à venda na Lojinha do CIRE. O mesmo acontece com a decoração de caixinhas de madeira recorrendo à técnica do guardanapo.



Sazonalmente, dois ou três meses antes de épocas festivas como sejam o Natal e a Páscoa, os utentes do Atelier 2 também costumam fazer laços para os presentes do hipermercado Continente de Tomar, no âmbito de uma parceria que existe entre o CIRE e esta entidade. Para a produção destes laços existe toda uma dinâmica a ser seguida: uns utentes cortam seis fitas, outros agrupam-nas, outros enrrolam-nas, outros cortam-nas e, por fim, outros estão responsáveis por encaracolá-las.



Para a realização de todas estas atividades de uma forma correta e ordenada é imprescindível a presença de uma monitora paciente mas com "pulso firme", focada na passagem diária dos seus conhecimentos aos utentes, com o intuito dos mesmos continuarem a evoluir e a desabrochar artisticamente de uma forma lúdica e benéfica para eles.

De facto, a monitora Teresa Macedo, tem conseguido transmitir ensinamentos vários aos utentes do Atelier 2 que nutrem um enorme carinho por esta responsável, facilmente observável na cumplicidade que existe entre todos. Para além do mais os utentes do Atelier 2 gostam de presentear constantemente a monitora Teresa Macedo através da realização de desenhos a ela dedicados, que são carinhosamente afixados num quadro existente nesta sala.




Falando da cumplicidade entre a monitora e os utentes do Atelier 2, é fundamental fazer referência à relação de proximidade já bastante duradoura (31 anos) que existe entre a monitora Teresa Macedo e a utente Fátima Ferreira, que considera esta responsável como uma "segunda mãe". 



Esta utente teve o infortúnio de perder a sua mãe biológica quando era muito pequena, pelo que foi, durante algum tempo, uma criança muito triste, que chorava muito. Apercebendo-se desta situação delicada, a monitora Teresa Macedo "ofereceu o seu ombro amigo" a esta criança desamparada para que esta não se sentisse tão "perdida" num momento difícil como é a perda da figura maternal. 

Ao longo dos anos a relação entre ambas foi-se fortalecendo de tal forma que, em várias ocasiões, a utente Fátima Ferreira passou semanas inteiras em casa desta monitora que a levava a passear ao parque e a comer gelados.

No Dia da Mãe, a monitora Teresa Macedo tinha por hábito comprar uma rosa para que a Fatinha pudesse ir com o pai colocar à campa da mãe, gesto que era muito apreciado pela nossa utente.

Atualmente a Fatinha já não vive com o seu pai, tendo-se mudado há já algum tempo para o Lar Residencial do CIRE mas continuando, ocasionalmente, a ir passar uns dias em casa da monitora Teresa.

A monitora Teresa Macedo conta já com mais de 30 anos ao serviço da Instituição, tendo já passado por duas valências distintas, ASE e CAO, que para ela representam duas realidades com necessidades bastante específicas. 



Mal entrou para a Instituição, na condição de auxíliar com funções pedagógicas, Teresa Macedo abraçou a 100% o projeto CIRE, continuando a fazê-lo diariamente enquanto monitora. 

A sua entrega, dedicação e amor pelos utentes  e pelo que faz são evidentes, espelhando-se diariamente em todo o trabalho realizado pelos utentes que frequentam esta sala artística do Centro de Atividades Ocupacionais.

Sem comentários: