quinta-feira, 19 de março de 2009

Sorr(ire



No passado dia 17 de Março os alunos do Centro de Educação Especial aprenderam mais um pouco sobre Saúde Oral com a Dra.Heloisa Oliveira Higienista Oral no Centro de Saúde de Tomar.
Durante a manhã decorreram várias actividades nesta valência de forma a potenciar a autonomia dos alunos no que respeita à sua higiene oral. A actividade teve início com a visualização de um filme didáctico alusivo à higiene oral, seguiu-se a explicação do vídeo com um teatro improvisado no qual as personagens foram a Dra.Heloisa, a “Renata uma menina muito chata”, e os próprios alunos. Assim, ao longo desta conversa animada os alunos puseram à prova o que tinham aprendido explicando todos os procedimentos da escovagem à menina “Renata”. A manhã terminou com um momento de animação onde todos puderam dançar e cantar música alusiva à Saúde Oral.
De tarde os alunos foram observados individualmente pela Dra.Heloisa para que fosse feito o diagnóstico da situação de Saúde Oral.
E por fim esta actividade terminou com uma acção de formação para encarregados de educação e profissionais da Instituição onde foram apresentados alguns métodos que facilitam a limpeza dos dentes das pessoas portadoras de deficiência, bem como outros temas associados a esta temática.
Esta actividade chamou-se “Sorr(ire” e está enquadrada no projecto 100 Obstáculos a implementar neste momento
.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns à organização pela conferência "Desafios de Reabilitação-(Re)Habilitar com Qualidade" a forma como foram apresentados temas tão prementes como a sexualidade,o desporto a arte como terapia foi muito esclarecedor.
Parabéns a todos os utentes!!
Para terminar tocou-me profundamente a actuação dos utentes do Centro João Paulo II.
Adorei!!
Bem hajam