quinta-feira, 22 de maio de 2014

Workshop de Teatro

Hoje de manhã alguns dos utentes do CAO puderam participar num Workshop de Teatro promovido pelo ator e comediante Telmo Martins, que conta já com algumas participações em peças de teatro e até mesmo com alguns trabalhos em televisão. 


O workshop  teve lugar no ginásio do CAO e começou com um jogo escolhido pela estagiária Filipa Vaz, delineado com o intuito de todos ficarem a conhecer-se uns aos outros, para que a atividade pudesse decorrer de uma forma fluída e não houvessem nenhuns constrangimentos. O jogo começou com a formação de um círculo e tinha como objetivo a passagem da bola para outro elemento, gritando o nome da pessoa para quem se queria mandar a bola e assim sucessivamente até que a bola já tivesse sido recebida por todos os que estavam na roda.




Em seguida o Telmo tomou o comando da atividade e constituiu duas equipas que colocou frente a frente para que pudessem passar a bola de um lado para o outro para uma qualquer pessoa da equipa oposta. Após a bola ter sido mandada, a pessoa que a mandou tinha de justificar qual tinha sido a parte do corpo que mais chamou a atenção e que fez com que escolhesse essa pessoa e não outra.


Mais tarde foi feito outro jogo em que uma pessoa tinha que ficar isolada em frente ao restante grupo e era-lhe sussurada uma profissão ao ouvido, que ela tinha que representar por gestos para que os demais tentassem adivinhar. Quando algum elemento do grupo adivinhava, trocava de posição com a pessoa que estava a representar e passava a ser ele/ela o incumbido(a) a representar.












Foi ainda feito o jogo do "Ah!" em que os nossos utentes estavam novamente dispostos em círculo e tinham que, sequencialmente, dizer "Ah!", "Ah! Ah!" e "Ah! Ah! Ah!" sem se rirem nem enganarem na sua vez.



Por fim foi feito um jogo cujo objetivo era fazer rir um determinado elemento do grupo escolhido pelo Telmo, através de posições, movimentos e caretas. Quem saiu como vencedora deste desafio foi a nossa Maria Teresa, que não cedeu à tentação de se rir nem mesmo quando confrontada com os dotes de comediante do Telmo.


Pode dizer-se que foi uma manhã muito bem passada em que os participantes tiveram a oportunidade de porem à prova as suas capacidades de improvisação e dramatização, bem como a sua concentração e capacidade comunicacional. 

Resta-nos agradecer ao Telmo Martins por se ter oferecido para nos proporcionar estes momentos de pura diversão e descontração! Bem haja e volte sempre!

Sem comentários: