sexta-feira, 11 de julho de 2014

CAO 2 - Sorrisos que "aquecem" o Coração

A sala CAO 2 no Centro de Atividades Ocupacionais do CIRE é uma das salas que é frequentada pelos nossos utentes que possuem um elevado grau de dependência e que têm, portanto, necessidades muito especificas que são, todos os dias, respondidas da melhor forma possível pelo enorme empenho e dedicação da vigilante Susana Gaspar e das suas ajudantes Eugénia Lopes e Esperança Cacheiro.



Nesta sala existem 6 utentes com idades compreendidas entre os 23 e os 47 anos - Maria João (34), Isabel Canário (47), Paula Marques (36), Tiago Carrão (24), Simão (23) e Fábio (24) - cada um com carateristicas completamente distintas dos demais , sendo que a utente Isabel Canário  é residente no Lar do CIRE e a utente Maria João também lá pernoita de vez em quando


Dentro do total de utentes inseridos nesta sala existe a necessidade de ser efetuada a troca de fraldas a alguns dos utentes e, à quarta-feira existe a necessidade de ser dado banho à utente Paula e de lhe ser feita a higiene. Neste dia é-lhe feita a depilação, posto creme e por vezes até perfume.

É de salientar ainda que todos os dias é necessário levantar o Simão da cama e colocá-lo na cadeira de rodas e vice versa várias vezes ao dia com o auxílio de um elevador. Para além do mais, quando o Simão suja a fralda, tem que ser lavado com sabão azul e água morna sob recomendação do médico.



Tendo em conta que o objetivo fulcral do CAO 2, à semelhança de todas as salas desta valência, é criar condições para oferecer aos seus utentes uma melhor qualidade de vida dentro do possível, a vigilante Susana Gaspar e a sua ajudantes Eugénia Lopes e Esperança Cacheiro trabalham arduamente em equipa para que nada lhes falte.



hora de almoço e a hora do lanche destes utentes acarretam sempre uma enorme e meticulosa preparação prévia por parte das responsáveis desta sala que têm que cortar a comida em pequenos pedaços ou pedir às cozinheiras que passem totalmente a comida para  que o Simão, a Paula, a Isabel e o Tiago a possam comer sem correrem o risco de se engasgarem tanto

A comida é posteriormente dada à boca dos utentes Tiago Carrão e Simão, sendo que os demais comem pela sua própria mão, sempre com supervisão das responsáveis do CAO 2. Importa referir que o Simão e o Tiago, seja qual for a refeição, precisam sempre que lhes seja dado tudo à boca, ou seja, necessitam de uma pessoa que esteja somente destinada a alimentá-los, tarefa que chega a demorar mais ou menos 1 hora. 

A utente Maria João come dieta muito bem cortadinha sob o olhar atento das responsáveis pelo grupo, ao passo que a Isabel e a Paula comem a refeição passada sozinhas.










Depois do almoço, por volta das 14 horas, o utente Tiago Carrão é "forçado" a beber dois "copos de água" disfarçados em duas garrafas de iogurte, uma vez que este utente adora iogurtes (e chocolate também!), porque se tal não for feito este utente simplesmente recusa-se a ingerir água. A mesma técnica é utilizada depois do pequeno almoço.

Os utentes Isabel, Simão e Fábio tomam uma medicação específica à hora do almoço ou do lanche, sendo que o Tiago, a Isabel e o Simão podem por vezes ter a necessidade de tomar medicação SOS devido às convulsões que têm e que se apresentam normalmente com caraterísticas distintas de episódio para episódio.




Quanto aos tempos livres estes são passados de forma diferente por cada utente do CAO 2: A Isabel Canário é a única utente do CAO 2 que fala fluentemente e gosta de fazer jogos de encaixe; A Paula gosta de tocar xilofone ou pandeireta, cantar, brincar com bolas e ouvir sons; A Maria João também gosta de brincar com bolas e fazer jogos de encaixe, mas gosta especialmente de brincar com telemóveis e fingir que está a ligar para a mãe; O Simão gosta de tudo o que seja brinquedos que produzam sons/músicas e gosta especialmente de ser ele próprio a pô-los a funcionar com as suas próprias mãos, carregado nas teclas; O Fábio é um dos utentes que melhor compreende o que lhe é dito e normalmente alinha em qualquer tipo de brincadeira, dança ou jogo. Para além do mais, o Fábio pode ser considerado como sendo o utente mais autónomo do CAO 2, tanto ao nível das idas à casa de banho, como da própria alimentação (ele adora comer!); O Tiago gosta de fazer festinhas e, de vez em quando, também brinca com as bolas e com o telemóvel.












Apesar da vigilante Susana Gaspar só estar na sala CAO 2 há um ano,  esta iniciou a iniciou a sua ligação ao CIRE quando entrou para a valência Centro de Reabilitação Profissional onde desempenhava a função de Auxíliar do Monitor de Jardinagem. Lá permaneceu durante 13 anos até ter surgido a necessidade de transferência para a valência CAO, que representava um universo completamente diferente, nomeadamente porque deixou de trabalhar ao ar livre e passou a estar confinada a uma sala, mas ao mesmo tempo uma nova experiência muito gratificante que atualmente já considera como sendo "o seu espaço".

Resumindo e concluindo, o CAO 2 é uma sala muito exigente para tanto a vigilante Susana Gaspar, como para as suas ajudantes Eugénia Lopes e Esperança Cacheiro que se encontram na instituição por via do Centro de Emprego. A sua dedicação e entrega diária a esta sala são notáveis e tudo o que dão de si a estes utentes é verdadeiramente louvável e digno de reconhecimento, sobretudo porque é evidente a enorme cumplicidade existente entre as responsáveis do CAO 2 e os utentes.





Sem comentários: