quinta-feira, 20 de março de 2014

Formação no Lar


Cada vez mais a valorização pessoal e profissional marcam o desempenho dos trabalhadores. Tendo esta premissa em mente, realizaram-se três ações de formação no Lar Residencial, durante os meses de fevereiro e março.

Ainda em fevereiro, mais precisamente no dia 25, no âmbito da parceria com o Centro de Saúde Tomar, a Enfermeira Margarida Arnaut deslocou-se ao Lar para proporcionar uma formação destinada às colaboradoras. A preleção versou essencialmente acerca das componentes associadas ao processo de Envelhecimento na Deficiência. A escolha do tema teve por base o próprio envelhecimento dos clientes desta valência. As alterações que se observam, não só do ponto de vista físico como psíquico conduzem muitas vezes a situações diferentes e inesperadas, o que representa um novo desafio para aqueles que com eles trabalham e convivem. Esta fase da vida traz novas dificuldades e necessidades que exigem uma forte capacidade de adaptação não só do próprio sujeito, que se vê mais limitado, como também dos que o rodeiam que nem sempre sabem como lidar da melhor forma com situações que antes conheciam bem e que se modificaram.
No mês de março foi a vez dos clientes também terem a oportunidade de assistirem a um momento formativo e informativo. Mais uma vez a convidada foi a Enfermeira Margarida Arnaut que veio falar acerca da importância da Higiene Corporal e dos cuidados a ter nesta matéria. Estiveram presentes os clientes cujo grau de autonomia lhes permite realizar auto cuidados nesta vertente. Foram debatidos assuntos relacionados com os cuidados a ter com o corpo, especificando desde o momento do banho como o corte de unhas, cuidados com a pele e cabelo bem como com o vestuário e calçado. Um momento manifestamente bem apresentado em que os clientes tiveram também oportunidade de colocar as suas dúvidas bem como contribuir com o seu testemunho.
Filipa Escudeiro

Sem comentários: