quinta-feira, 26 de março de 2009

Desafios da reabilitação (Re)Habilitar com qualidade

Este foi o tema do seminário organizado pelo CIRE que decorreu no auditório do Instituto Politécnico de Tomar no dia 26 de Março. Foi um evento muito rico quer em temas abordados quer em personalidades que desenvolveram esses temas, por vezes falar com experiência de causa é uma mais valia porque transmite aos ouvintes uma segurança e uma convicção de algo que na verdade já foi vivido e experimentado. Assim ,vamos aprendendo aos poucos com a experiência uns dos outros, e o que enrriquece essa experiência é poder partilha com os outros.
Neste seminário foram abordados temas como a autonomia e acessibilidades, nomeadamente a experiência de uma Residência Autónoma desenvolvida pela APPACDM-Santarém; Cidades para Todos pela Drª Paula Teles; e a Experiência de Laura Nunes, aluna do CIRE no que respeita à mobilidade. Na segunda parte do painel da manhã, foi abordada a Sexulidade para todos pela DrªIvone Felix; a Tetraplegia:Reabilitar para a ocupação, pela Drª Carla Pires e pelo Dr.Samuel Valez.
E assim terminava o painel da manhã que prometia ser igualmente interessante durante a tarde!
Durante a tarde pudemos compreender porque é que o Boccia pode ser considerado um desporto para todos pelo Dr.Joaquim Viegas,contando também com o contributo e testemunho de Miguel Atalaia estudante no Instituto Politécnico de Tomar,e da Dr.Susana Pinto atleta paraolimpica. E para finalizar, no painel dedicado às artes e terapia pudemos conhecer alguns exemplares do atelier de expressão plástica da CERCICA pela Drª Daniela Gomes, e também compreender como é desenvolvida intervenção musical na APPC pelo Dr.Paulo Jacob; o testemunho da Sociedade dos artistas deficientes manuais, Lda também é um testemunho a valorizar dada a sua relevância.
Por último assistimos á actuação dos utentes do Centro João Paulo II"Rodas Dançantes" que foram aplaudidos de pé!Enfim...palavras para quê?
É também importante salientar que durante o intervalo havia musica e pintura ao vivo pelos utentes do CIRE.
Foi realmente um momento muito rico. Agora deixem a vossa opinião também sobre este tema!

Sem comentários: