





O convívio foi extremamente positivo, sendo a parte mais saudável e a que mais agrada aos participantes que, na sua maioria, já se conhecem de encontros anteriores. O tempo também foi favorável à realização das actividades.
Outono é tempo de frio, primeiras chuvas, apetece ficar em casa e… confeccionar compotas com os frutos desta época! E foi justamente isso que se fez na valência Apoio Sócio Educativo. Deste modo, alunos, docentes e funcionários juntaram-se e em conjunto descascaram, cortaram, pesaram e cozeram abóbora e marmelos que no final deram lugar a bonitas compotas!
Como havia bastante abóbora surgiu a ideia de se realizar uma Feira de Compotas. Durante três dias, funcionários, pais e outros amigos que aqui se deslocaram tiveram oportunidade de adquirir estes doces.
Os alunos responsabilizaram-se pelo espaço de venda e ocuparam os seus lugares rotativamente. Quando a conta ou o troco se revelavam tarefa difícil pediam ajuda a um adulto.
Esta actividade permitiu trabalhar diversas dimensões e conceitos. Os alunos adquiriram e puseram em prática as aprendizagens de AVD, nomeadamente em termos de utilização de facas e outros utensílios de cozinha e utilização do fogão. Também foi possível trabalhar a área das medidas de capacidade e volume.
Quanto ao seu espaço na banca de venda, fez com que se sentissem mais responsáveis e aumentou o seu sentimento de competência e bem-estar ao verem tantas pessoas a desejar comprar os doces por si confeccionados!
Desde o dia 03 de Novembro e durante as próximas três semanas, quem se dirigir ao restaurante Casinha da Avó Bia, na rua Dr. Joaquim Jacinto, pode contar com a companhia de vários artigos executados pelos residentes do Lar Residencial do CIRE, que aí se encontram expostos.
A acompanhar a degustação de uma fantástica e diferente refeição, o visitante terá oportunidade de apreciar não só os trabalhos artesanais destinados a venda, mas também conhecer pormenores das vivências no espaço do Lar, como por exemplo as comemorações de datas temáticas (Carnaval, Natal ou Noite de Bruxas).
Dois objectivos principais assumem forma nesta iniciativa: por um lado desmistificar ideias pré-concebidas quanto à pessoa com Deficiência e por outro, divulgar à comunidade envolvente os trabalhos que aqui se realizam, as datas festivas comemoradas e o resultado da sua participação em iniciativas comunitárias.
Por isso, já sabe, na hora de escolher um local aprazível e com um menu diferente e muito apetitoso vá a esta Casinha, onde para além do paladar pode exercitar outros sentidos através da visão dos nossos trabalhos!
Com o objectivo de divulgar cada vez mais as actividades e os produtos que se realizam no CIRE, foi estabelecido um protocolo de colaboração entre as valências Apoio Sócio Educativo e Lar Residencial e a loja ARTE NOSSA, que comercializa diversos artigos de artesanato local.
Esta bonita e bem recheada loja situa-se na rua Dr. Joaquim Jacinto, ali bem perto da Sinagoga e é mais uma boa aposta do nosso comércio, disponibilizando, a locais e turistas, variados produtos manufacturados que retratam um pouco os usos e costumes de antigamente.
Mas não só! Para além das rodilhas, bilhas de barro, cestaria ou os famosos taleigos é também possível encontrar aqui muitos outros artigos, alguns mais actuais mas sempre com o cunho artesanal. São produtos únicos, feitos à mão e alguns deles saíram das mãos dos nossos meninos! Por isso, se querem encontrar uma prenda diferente já sabem onde ir!